Blog

Professor, como avaliar a evolução do seu aluno?

Text Shortcode

No Brasil, os anos letivos nas escolas se iniciam, geralmente, em fevereiro. Contudo, muito antes desse regresso, os professores já estão trabalhando a todo vapor, planejando, refletindo, ordenando e registrando os planos de aulas para todo o semestre. Geralmente, para produzir esse planejamento, os docentes buscam um objetivo que os guiará durante toda a criação e realização das atividades do semestre, como terminar o processo de alfabetização, por exemplo.

 

Entretanto, ao fim de cada aula, é difícil saber se os alunos estão realmente evoluindo e caminhando para o sentido no qual o professor desejava, além de ser complicado saber se todos os alunos andam juntos em direção ao ponto almejado ou se algum estudante está ficando para trás nas atividades e precisa de um impulso por parte do professor. Afinal, como avaliar a evolução do aluno?

 

Embora sejam antigos, os registros pedagógicos nunca saem de moda e ainda são a melhor maneira de analisar a evolução de cada aluno. Além do mais, esses registros já não são mais os mesmos de algumas décadas atrás, já que a tecnologia avançou e, com ela, muitos professores incrementam seus registros com fotos, vídeos e gravações de voz em programas on-line de gestão escolar, facilitando o compartilhamento desses eventos importantes com os pais posteriormente.

 

Sem esse processo crítico de avaliação de si mesmo e dos alunos, há o risco de inserção de atividades aleatórias que não possuem conexão com o objetivo final do professor para aquele semestre, ou seja, os registros pedagógicos são ferramentas que ajudam o professor a manter um foco estratégico e eficiente durante suas atividades.

 

Comparando e evidenciando a evolução dos alunos por meio da tecnologia

 

Portrait of businesswoman with laptop writes on a document at her office

Embora a observação do professor seja um valioso recurso para a coordenação pedagógica, é essencial que o professor organize todos os materiais adquiridos durante as aulas em uma ordem que faça sentido. E, nesse ponto, a tecnologia dos softwares de gestão escolar tem muito a te oferecer!

Os sistemas Dataeduc, além de oferecer correções automáticas de exercícios e avaliações que otimizam seu tempo em sala de aula, ainda oferecem um sistema on-line, seguro e inovador para que você interaja com alunos e pais sobre a evolução do aprendizado em sala.

Tenha ainda um diário do professor organizado com planejamento, conteúdo, notas e frequência atualizadas automaticamente, além de uma leitura analítica das notas de cada sala por meio de gráficos visuais montados pelo sistema, facilitando a observação do aprendizado dos alunos por meio de uma visão sistêmica de evolução.

 

Para ver como isso funciona, clique aqui e agende uma demonstração gratuita!

Author


Avatar