Blog

Como melhorar o desempenho de uma sala de aula?

Text Shortcode

Em qualquer ambiente escolar pós-exames, cabe ao professor avaliar as provas dos alunos, prestando atenção nos pontos ainda nebulosos para então destacá-los nos próximos encontros.

downloadNo entanto, muitos professores já passaram pela situação quase inexplicável de receber muitas avaliações com notas negativas, percebendo então a necessidade de repassar vários conteúdos porque a turma está com um desempenho muito abaixo do esperado. Dessa situação difícil, surge o questionamento: como melhorar o desempenho de uma sala de aula?
A melhor maneira para encontrar essa resposta é sair da zona de conforto e buscar os motivos pelos quais a turma não está atingindo uma melhoria contínua. Como não é um problema fácil, listamos abaixo algumas situações possíveis nas quais você pode se encontrar agora e, claro, dicas para solucioná-las.

1. O problema é individual
No melhor dos casos, alguns alunos estão com problemas sérios de desempenho escolar, enquanto a maioria está com problemas pontuais sobre determinados assuntos. Dessa maneira, o desempenho da sala de aula está baixo, mas as causas são mais visíveis.

Primeiramente, o professor precisa se esforçar para fortalecer a relação com esses alunos distantes. Isolá-los da sala passará a imagem de punição, desestimulando ainda mais o retorno aos estudos. Uma conversa franca após a aula com materiais para grupos de estudo pode ser uma das soluções.

student_with_ipad_technology_in_the_classroom1Caso o aluno esteja muito desestimulado em todas as matérias, uma conversa entre professor, aluno e pais também pode ser um caminho para descobrir qual o motivo da falta de comprometimento. Contudo, lembre-se que, nesses momentos, é melhor escutar mais e falar menos, pois assim seu aluno perceberá que você se importa com as inseguranças dele e poderá se sentir mais à vontade para pedir ajuda sempre que ele precisar.

2. O problema é sistemático
Quando a sala inteira se encontra com problemas, as causas podem ser mais complexas, variando desde o ambiente de aprendizado até o método do qual o professor se apropria para realizar suas aulas.

Muitos professores, contrariando o que é recomendado, mudam de método e tornam seus alunos em cobaias ou, pior ainda, dão sempre as mesmas aulas para turmas completamente diferentes, independentemente do resultado.

Uma boa ferramenta para compreender o desempenho da sala de aula é desenvolver uma visão mais sistêmica sobre sua turma: observar mais, analisar o cenário e tomar decisões orientadas em fatos, isto é, nos dados que sua turma atinge a cada novo exame.

Ao longo do ano, por meio das suas ferramentas de avaliação de desempenho, sempre compare os resultados e veja a evolução da turma em relação ao que foi definido. Com o diagnóstico em mãos, é possível perceber se o método está sendo eficiente ou se será necessário inovar mais uma vez. Contudo, saiba que, dessa forma, você ganhará embasamento para testar diversas formas de trabalhar o conteúdo e ver quais combinam mais com cada turma.

A tecnologia ao seu lado
Aliar-se com a tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento dessa visão mais direcionada aos problemas de cada sala. Isso porque, para garantir que você está tomando decisões orientadas, é necessário que você analise os dados da sua sala, condensando as informações de cada aluno para formar uma média de desempenho. Parece difícil, mas já existem programas de gestão escolar que fazem isso automaticamente.

O sistema de Correção de Provas da Dataeduc, por exemplo, distribui os resultados da sua turma em gráficos integrados à correção, lançando as notas automaticamente no sistema e permitindo que você avalie o desempenho da sua sala com outras salas em outras escolas. Presente em mais de 3 mil escolas no Brasil, o sistema da Dataeduc analisa o resultado da turma como um todo e vê quais são os tópicos com maior índice de erro, agilizando os seus processos para que você coloque sua sala nos trilhos novamente!

Além disso, o sistema oferece também canais abertos de comunicação com o aluno e com os pais, para que você possa fortalecer mais seu relacionamento individual com cada um e repassar exercícios personalizados para aqueles que precisam de maior atenção.

Ficou interessado no software de Correção de provas da Dataeduc? Agende uma demonstração e conheça esses e outros benefícios!

Author


Avatar