Blog

A importância do acompanhamento dos pais na educação dos filhos

Text Shortcode

Grande parte da população brasileira já frequentou pelo menos uma parte do período escolar e se recorda vagamente de voltar para casa com pilhas de exercícios e trabalhos para finalizar. No entanto, poucos se lembrarão da relação dos próprios pais com o ambiente escolar, pois o incentivo ao acompanhamento dos pais na educação dos filhos é muito recente na nossa sociedade.

130208105649-asian-dad-story-top

Acompanhando a vida escolar desde muito novos, os pais já intervinham na educação dos seus filhos, mesmo inconscientemente. No entanto, após a década de 80, com as transformações no mercado de trabalho e sua maior exigência pela formação acadêmica, a preocupação dos pais em relação aos conteúdos escolares aumentou vigorosamente e, claro, sua presença nos corredores das escolas começou a ser constante.

É comum, nos dias atuais, conhecermos famílias que acompanham assiduamente todas as reuniões com os professores, pressionando-os por melhores resultados na sala de aula. Como esse comportamento mais assíduo nos colégios não está presente em todas as famílias brasileiras, muitos estudiosos perceberam, por meio de comparações, que esse acompanhamento dos pais na educação dos filhos mais ativo afetava o comportamento das crianças em relação aos estudos.

Favorecendo essa visão, em 2014, o movimento Todos pela Educação divulgou uma pesquisa na qual, entre os pais considerados envolvidos, 87% acreditam que se a criança estudar mais, ela terá uma vida melhor. Em virtude disso, 79% checa se a criança estudou para as provas e 67% acompanha o calendário de tarefas, provas e faltas.

Com esse auxílio dos pais, os pesquisadores perceberam um aumento na frequência dos alunos e, principalmente, na sua motivação para estudar. Logo, eles concluíram que o desempenho dos filhos diz muito sobre a forma como os pais agem sobre o mesmo tema, pois as famílias que valorizam a formação científica e cultural da sociedade tendem a influenciar positivamente a visão dos filhos sobre o processo de aprendizagem.

parents-meetingComo os pais podem estar presentes em dois lugares ao mesmo tempo?

Muitos professores e gestores sentem dificuldade em atrair os pais para dentro do ambiente escolar, principalmente as famílias que possuem uma rotina de trabalho muito desgastante.

Contudo, já imaginou se a escola disponibilizasse um canal no qual a família pudesse acompanhar o desempenho do aluno com a tecnologia do celular? Para garantir uma entrega dos resultados mais rápida e mais efetiva para os pais, muitas escolas estão profissionalizando seus sistemas de comunicação utilizando a facilidade dos aplicativos para celular. Além de rápidos na entrega de boletins, os aplicativos proporcionam o envio de recados e de novidades da escola para os pais diretamente pela ferramenta, atualizando-os rapidamente e, consequentemente, causando a aproximação deles ao ambiente escolar. Com ajuda da tecnologia e da internet, muitas escolas têm a possibilidade de melhorar a comunicação com os pais e, aos poucos, torná-los parte fundamental da escola como um todo.

 

Author


Avatar